a artista

 

LETICIA MARQUEZ

 

Nasceu em 1953, em Uberlândia (MG), graduou-se em Desenho e Plástica na Universidade da Associação de Ensino de Ribeirão Preto (SP). Realizou diversas exposições e recebeu prêmios no Salão Paranaense. Nas suas criações, utiliza diversos elementos “extra-pintura”, como cabelo, madeira, silicone e resina.

 

< CENAS DE INTERIOR

LETÍCIA MARQUEZ - Commodu Incommodu
Técnica: Acrílica s/ tela | Dimensões: 200 cm x 150 cm |  Data: 1996

 

 

Descrição Formal do objeto
A obra apresenta duas figuras em primeiro plano com características humanóides, pode-se sugerir como uma figura do gênero feminino e outra do masculino. Ambas aparentam estar envoltas por elementos do interior de algum cômodo íntimo. A figura masculina está de pé e ocupa a parte esquerda do suporte, a feminina encontra-se sentada e na parte central do suporte.

 

A imagem
O título “Commodu Incommodu” já é um ponto de partida e tanto para tentar desvendar os segredos dessa obra; a disposição e os semblantes das figuras deixam uma tensão no ar. O que aconteceu nesse cômodo ou o que está prestes a acontecer? Que simbolismos essa obra carrega e o que a artista quis representar? Os objetos utilizados pela artista para compor o cenário já não exercem sua função original, adquirem uma outra função numa espécie de instalação, onde tudo conversa. “Há uma estranha simbiose de mulher-macaco (símbolo da fertilidade) que convive com uma massa disforme (macho?), lembrando a decomposição de Francis Bacon, a crucificação da carne e a deterioração da matéria.” [...]. “A obra de Letícia é o eterno jogo entre presença e ausência, visível e invisível, pluralidade de mundos, lugar de todas as impurezas da invenção.” (JUSTINO, 2006).

 

para refletir

A obra de Leticia se mostra instigante ao primeiro olhar e, em uma análise mais aprofundada, possibilita uma série de reflexões sobre a natureza humana. A primeira que nos chama a atenção seria relacionada às relações, à hierarquia entre as figuras: uma de pé e outra sentada; a feminina, com semblante animalesco e a masculina, com o perfil não definido virado para à esquerda, de costas. Parece se tratar de uma relação de casal tóxica ou desgastada. Dentro desse contexto, a obra também permite pensar em assuntos que afetam as mulheres há séculos como o patriarcado e o machismo. Assim como faz referência aos casais que dividem o mesmo espaço o tempo inteiro,(faltou vírgula) mas parecem tão distantes um do outro, o clássico “estar só no meio da multidão”. Uma situação muito comum nos relacionamentos modernos, agravada pelo fato de precisarmos estar dentro casa devido à pandemia. Quantos relacionamentos sobreviverão ao isolamento social? Quantos sairão mais fortes passando por todas essas dificuldades? É uma provação e tanto, ou não?

 

técnica - acrílica sobre tela

A pintura acrílica é uma técnica relativamente recente na história. As tintas são produzidas com pós coloridos (pigmentos) misturados com uma resina acrílica de secagem, geralmente, rápida. As características da tinta acrílica são: secagem rápida, aplicação fácil e translúcida quando seca. Outra característica fundamental das cores acrílicas é que são indissolúveis depois de secas. Assim, os pincéis devem ser lavados com água antes de secar, pois depois de seca, precisa dissolvê-la com álcool. O acrílico dificulta a técnica de sombreamento, como é feita na pintura a óleo, justamente porque seca rápido. As cores acrílicas podem ser facilmente misturadas e, como diluente, é preferível água simples, que também pode ser usada para remover partes de cor antes da secagem. (HiSoUR). O aparecimento das primeiras pinturas sintéticas ocorreu nos anos 1930 nos Estados Unidos. Estas tintas eram basicamente usadas para pintar carros ou edifícios. Mas, alguns pintores começaram a usá-las para fins artísticos. Esta técnica, tal como a conhecemos hoje, foi inventada em 1963 pelo químico Henry Levinson. Andy Warhol usou esta técnica em suas obras de arte.

Ver mais em:
https://www.superprof.com.br/blog/como-fazer-pintura-acrilica/ 
https://www.hisour.com/pt/acrylic-painting-techniques-21470/
http://manualdoartista.com.br/os-primordios-do-acrilico/ 
https://blog.grafittiartes.com.br/quais-as-vantagens-de-utilizar-tinta-acrilica

 

REFERÊNCIAS

BLOG GRAFITTI ARTES. Quais as vantagens de utilizar tinta acrílica.2020.

Disponível em: https://blog.grafittiartes.com.br/quais-as-vantagens-de-utilizar-tinta-acrilica/ . - Acesso em: 03 out. 2020.

JUSTINO, M. J. Letícia Márquez, válvulas soltas da criação. Anais IV Fórum de Pesquisa Científica em Arte, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba, 2006.

Disponível em: http://www.embap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=19 - Acesso em: 03 out. 2020.

MASSARANI, E. V. L.. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Notícias. Museu de Arte - Letícia Márquez. 2013.

Disponível em:  https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=335976. - Acesso em: 03 out. 2020.

MANUAL DO ARTISTA. Uma breve história sobre o acrílico.

Disponível em: http://manualdoartista.com.br/os-primordios-do-acrilico/ . - Acesso em: 03 out. 2020.

MON. Museu Oscar Niemeyer. Leticia Marquez. Biografia. Curitiba, Paraná. 

Disponível em: https://www.tourvirtual360.com.br/mon/let%c3%adcia-marquez.html - Acesso em: 03 out. 2020.

 

Museu de Arte da UFPR - MusA

2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: Fechado.

Entrada Franca

Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar

Centro | Curitiba | Paraná

 

musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv