EM EXPOSIÇÃO:
Unlimited City – Otto Wagner (1841-1918)
A exposição “ Unlimited city - Otto Wagner” oferece uma imersão na obra de um dos arquitetos mais influentes do século XX. Otto Wagner, pioneiro do modernismo na arquitetura, redefiniu o conceito da mesma ao focar na funcionalidade, materiais modernos e na adaptação ao estilo de vida contemporâneo.
Sua obra-prima teórica, Arquitetura Moderna, tornou-se um manifesto fundamental para o desenvolvimento do modernismo. Em seus projetos, a importância do desenho e da estrutura inovadora se destacam, revelando sua ousadia em criar espaços visionários.
Elas no MusA
A exposição Elas no MusA, é uma iniciativa do museu que busca dar continuidade à importante tarefa, ao lado de outras iniciativas locais e nacionais, de analisar e discutir a representatividade de artistas mulheres nos acervos. Com curadoria de Dulce Osinski e Stephanie Dahn Batista, dois aspectos tornam-se de suma importância para a prática e o pensar curatorial: os modos de ingresso de trabalhos de autoria feminina no processo de constituição do acervo e a diversidade expressa tanto na origem das artistas, em sua formação e atuação profissional, como também nas linguagens e temas por elas explorados.
ENCERRADAS:
Terra Incógnita: 60 anos
De proposição, pesquisa e curadoria da professora do Departamento de Artes Tânia Bloomfield, Terra Incógnita é uma exposição processual e insere-se na programação do evento intitulado “60 anos do golpe: memória, lutas e resistências”, organizado pelos setores de Artes, Comunicação e Design, de Ciências Humanas e de Ciências Jurídicas da UFPR
Terra Incógnita: 60 anos é um trabalho processual em poética, orientado pela reflexão sobre as territorialidades implicadas na circunscrição espacial de três países da América do Sul por onde Tânia percorreu desde que nasceu: Brasil, Argentina e Chile. Envolve, portanto, uma territorialidade subjetiva de fronteiras incertas.
Desvio Aparente
Dia 24 de agosto às 19h abre uma nova exposição no Museu de Arte da UFPR. A mostra apresenta investigações poéticas que transitam entre linguagens, partindo de desdobramentos da gravura quando entendida como campo expandido de possibilidades técnicas e de expressão.
O Gabinete de Arte Paranaense do MusA no olhar crítico de Fernando Bini
O Museu de Arte da UFPR apresenta a exposição “O Gabinete de Arte Paranaense do MusA no olhar crítico de Fernando Bini”, com curadoria de José Carlos Cifuentes e co-produção da equipe do MusA. A exposição dá sequência às comemorações das duas décadas de existência do museu universitário e traz uma seleção de obras e artistas que compõe o acervo do museu universitário, e que fazem parte do arcabouço crítico de Fernando Bini. Sendo todos esses artistas, então, de reconhecida trajetória na cultura paranaense, e a exposição de suas obras no espaço do MusA, além de somar mais um trabalho de difusão do acervo de arte da UFPR, também contribui para homenagear os 20 anos em que o museu vem promovendo o estudo e a preservação da memória artística brasileira, especialmente no âmbito do Paraná. .
INSERVÍVEIS
O que acontece no objeto, e no corpo, ao retirar-se sua função convencionada? Essa é a pergunta guia da proposta da mostra INSERVÍVEIS, que irá inaugurar a agenda anual de exposições temporárias de 2023 do Museu de Arte da UFPR. O lançamento de INSERVÍVEIS ocorre no próximo dia 11 de abril, às 17h30, na sede do museu, com acesso pela Rua XV de Novembro, 695. Com a curadoria de Yasmin Fabris e Ronaldo Oliveira Correa, docentes do curso do Departamento de Design (DeDESIGN-SACOD)
Exposição sobre os 20 anos do Museu de Arte da UFPR inaugura no próximo dia 18 de agosto
Amparada na premissa de que há muito por construir e também muito o que ser reconhecido diante dos 20 anos de existência do Museu de Arte da UFPR, a curadoria da mostra, QUEM conhece o MUSA? o museu e a rua: trajetos e trajetórias do Museu de Arte da UFPR, propõe tecer um diálogo entre a história e as perspectivas futuras desse importante equipamento cultural da nossa universidade. A curadoria é por conta da equipe técnica do museu, representada pelas servidoras Lidiane Nascimento e Michele Dacas que organizaram a mostra conforme cinco núcleos narrativos - história, exposições, acervo, educativo, e perspectivas futuras. Essa proposta consiste num resgate do percurso histórico do MusA e que busca produzir uma imersão crítica na sua trajetória, ao observar os movimentos de expansão e retração que permearam as diferentes frentes de atuação ao longo de duas décadas de existência.
Netos de Makunaimi: encontros de arte indígena contemporânea
Nas primeiras décadas do século XXI, Makunaimi retorna à cena da arte e da literatura através de seus netos. Revive momentos e obras do saudoso Jaider Esbell e também de Gustavo Caboco, artistas, escritores e produtores culturais oriundos das paisagens Pan Amazônicas de Raposa Serra do Sol, Roraima, e pertencentes aos povos Makuxi e Wapichana. Jaider e Gustavo integram o movimento de vanguarda da arte indígena contemporânea, cujo reconhecimento na cena cultural se amplia através de obras de artes visuais, performance e literatura.
Entre x e y
Após 2 anos fechado pela pandemia, no dia 09 de março de 2022, o MusA-UFPR reabriu com a exposição temporária "Entre x e y" do Coletivo Em-cadeia.
A visitação seguirá todas as orientações para prevenção ao Coronavírus: obrigatório uso de máscara, apresentação de comprovação de vacinação e controle de acesso na entrada.
Sobre a exposição "Entre x e y". “X” e “Y”:
Museu de Arte da UFPR - MusA
2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados: Fechado.
Entrada Franca
Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar
Centro | Curitiba | Paraná
musa@ufpr.br – 41-3310-2603
MusA - Museu de Arte da UFPR | 2017 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv